A implementação da segunda fase do Programa de Transferências Sociais Monetárias “Kwenda”, na província do Cuanza-Norte, vai beneficiar 22.285 famílias de três municípios locais designadamente, Cambambe, Samba-Caju e Ngonguemb,em situação de pobreza e vulnerabilidade , afirmou quinta-feira última,em Ndalatando, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Constantina Furtado.
A governante, que falava no acto de apresentação dos resultados e impacto da primeira fase do Kwenda e as perspectivas para a próxima etapa, explicou que estão contabilizados mais de 19 mil agregados familiares beneficiários.
O levantamento, disse Constantina Furtado, foi feito na base de um trabalho desenvolvido por 260 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), formados em toda a província, 230 dos quais envolvidos directamente no Kwenda.
Em relação à primeira fase do programa, de acordo com a vice-governadora, permitiu, também, efectuar o cadastramento de 43.892 famílias dos municípios de Quiculungo, Ambaca, Golungo-Alto e Banga em que foram desembolsados mais de dois mil milhões de kwanzas.
Constantina Furtado sublinhou que as autoridades do Cuanza-Norte esperam que a iniciativa do Estado angolano em parceria com o Banco Mundial que as acções Kwenda contemplem as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade dos dez municípios da província.
Fonte: JA