Vários são os doentes de diversas patologias na província da Huíla, que são transferidos para a vizinha República da Namíbia, em busca de tratamento especializado.
A revelação é do Governador da Província, Nuno Mahapi, nesta sexta-feira, 18, na cidade do Lubango, durante a reunião sobre o ponto de situação social com os administradores municipais.
A razão, de acordo com o governante, deve-se à falta de médicos especialistas, e também de equipamentos especializado, a nível da província da Huíla.
Nuno Mahapi, mostrou-se preocupado com o aumento do número de pacientes que são transferidos para a Namíbia. “entendemos também trazer para esta discussão, falarmos dos pacientes da província da Huíla, em número considerável que é transferido para a República da Namíbia”, disse.
A preocupação do governador, deve-se aos desafios que o processo de evacuação exige, com destaque para a falta de divisas para custear o processo de tratamento médico fora do país.
A falta de especialistas e de determinados exames de diagnósticos, obrigam, de acordo com o governador Nuno Mahapi, a recorrer às evacuações.
Fonte: CK