Novo aeroporto internacional inicia voos comerciais dentro de um mês

As operações comerciais de passageiros no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto terão início dentro de um mês, garantiu esta terça-feira, 15, o Presidente da República.

“Depois da sua inauguração e do início das operações de voos comerciais de carga, que até Agosto do corrente ano superava as duas mil toneladas de carga diversa, daremos início, em menos de um mês, às operações comerciais de passageiros no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto”, assegurou.

João Lourenço, que falava no seu Discurso à Nação, reafirmou o objectivo do seu Governo de transformar Angola em um hub aéreo regional.

“Estamos a trabalhar para que a visão de transformar Angola num hub aéreo regional seja uma realidade. A modernização dos sistemas de comunicação e vigilância está a assegurar uma supervisão mais rigorosa do tráfego aéreo, reforçando a segurança em voos nacionais e internacionais”, disse.

Para tanto, garantiu, está previsto para breve, a certificação dos aeroportos da Catumbela, em Benguela, e do Lubango, na Huíla.

“Em breve, os Aeroportos Paulo Teixeira Jorge na Catumbela e Mukanka no Lubango serão certificados, permitindo a realização de voos internacionais. O mesmo acontecerá um pouco depois, com o Aeroporto Welwitschia Mirabilis em Moçâmedes. Estão em construção os novos aeroportos de Mbanza Kongo e de Cabinda”, disse.

Localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, o novo aeroporto, erguido a 40 quilómetros da capital do país, entrou em funcionamento de forma faseada, em Novembro de 2023, sendo a primeira fase reservada aos serviços de carga.

Há três semanas foram realizados testes com mais de mil pessoas em áreas essenciais do novo aeroporto, como as vias de acesso através do movimento de passageiros por via dos transportes públicos colectivos, serviços privados de táxi e de transporte ferroviário.

Fonte: CK

Notícias Relacionadas

Angola projecta fábrica de painéis fotovoltaicos

Sodiam arrecada mais de USD 12 milhões em licitação de 44 pedras de diamantes

ZEE e DAI Global assinam memorando de entendimento